quinta-feira, 30 de setembro de 2010

" VINHO DOS MORTOS "

No meu passeio turístico por Montalegre e como sempre que vou para algum sitio com historia, compro sempre algumas recordações.
Desta vez optei por comprar uma garrafa de vinho para a minha garrafeira, o nome desse bom vinho é um bocado macabro mas digo-vos uma coisa é realmente bom.
O vinho dos mortos teve o seu inicio em Boticas (Povoação perto de Montalegre) mais concretamente até ao ano de 1808, quando os franceses invadiram a região, o povo, com medo que lhes pilhassem os bens, escondeu o que conseguiu, o vinho foi enterrado no chão das adegas, debaixo das pipas e dos lagares.
Mais tarde, quando recuperaram os bens que restaram e ao desenterrarem o vinho, julgaram-no estragado.
Porem descobriram que estava muito mais saboroso , pois tinha adquirido propriedades novas. Era um vinho com graduação de 10º/11º, palhete, apaladado e com algum gás natural, que lhe adveio de se ter produzido uma fermentação no escuro e a temperatura constante. Por ter sido enterrado ficou a designar-se "Vinho dos Mortos" e passou a utilizar-se esta técnica, descoberta ocasionalmente, para melhor o conservar e optimizar a sua qualidade.
Assim nasceu a tradição de enterrar o vinho e  hoje são já poucos os agricultores que mantêm viva esta tradição o que o torna um vinho raro e precioso.

GEORAID - MONTALEGRE

Ultima etapa desta grande prova.
Para mim antevia-se um fim de semana duro e desafiante mas a minha bike não colaborou pois ao km 7 da primeira etapa o desviador traseiro e o dropout partiram em dois.
Fiquei um bocado triste com a situação mas vendo as coisas pelo lado positivo livrei-me de um grande empeno.
Segundo o meu colega de equipa (Alex) que terminou em grande forma a primeira etapa, a zona onde se desenrolou a etapa era bastante interessante com cenários de montanha de cortar a respiração.
Quanto a mim passei o dia a passear por Montalegre com a família o que também foi muito agradável.


Quanto ao Georaid.... é uma prova épica e única, quem gosta de btt a sério acho que deve experimentar.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Surf e Bodyboard - Uma nova experiência

Após uma ida à praia no final do mês de Agosto em que passei parte do dia a observar os surfistas (e as surfistas!!)  fiquei entusiasmado com a ideia de experimentar fazer surf e bodyboard.
Impulsionado pelo meu afilhado Diogo (Grande Surfista), decidi iniciar as minhas lides marítimas pelo bodyboard.
Surfista que é surfista tem que ter o seu próprio equipamento, pedi alguns conselhos ao meu amigo Alex(Surfista de Longa data ) e lá fui comprar prancha, fato e pés de pato.
Para estreia escolhemos uma praia mítica e muito conhecida... o Baleal.
Fiquei impressionado com a quantidade de pessoal que pratica surf e body nestas praias, a uma dada altura já pareciam formigas na praia.
Bom quanto à minha estreia, com o jeito que tenho mais tarde ou mais cedo irei entra no circuito mundial!!!!
Falando mais a serio o bodyboard é um desporto muito interessante e exigente quer fisicamente quer tecnicamente, requer muito treino para que se consiga fazer alguns efeitos numa onda.
A manobra que eu consegui fazer mais vezes tem um nome conhecido " Trambolhão enrolado na onda"!!!!
Foi um dia extremamente bem passado e claro não podemos desistir à primeira e eu não desisto.