quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ALONE IN THE BIKE RIDE

O mau tempo não tem dado tréguas e nas ultimas três semanas não tem sido fácil tirar a bicicleta da garagem (a família agradece!!!), mas ontem aproveitei uma aberta.
Após alguns convites aos bikers do costume as respostas são as tradicionais, é pá está frio, está muita lama vão dar chuva... não sabem o que perderam.
Foi uma volta curta aprox. 30 kms, com inicio em Fátima segui pela charneca da Loureira até a Perulheira onde entrei no Vale Maninho e que bonito este vale com as cores do Outono, está bonito mas cheio de lama.
Cheguei ao Soutocico sempre pelo dito vale onde me esperava a subida até ao alto da mata da Curvachia, com dificuldade (três semanas parado... não há milagres) lá superei este obstáculo, depois iniciei a descida por um conhecido trilho desta mata que me levou a uma pequena ribeira(Ribeira da Curvachia) com uma cascata envolta em vegetação muito bonita.
Após uma breve paragem segui em direcção à Touria, onde apanhei a estrada de alcatrão que me levou a Leiria e depois Gândara dos Olivais.
Terminado o passeio, que saudades que eu tinha de fazer btt.









quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Travessia das "Terras do Demo"

Moimenta da Beira , 23 e 24 de Outubro de 2010

Foi o primeiro evento da Associação Trilhos Simples, e que grande estreia.
Para este primeiro evento estiveram presentes alem de mim o Bruno Lopes, Alexandre, Alves, Danilo, Jorge o Rodolfo, grandes companheiros um bem haja para eles.
Em primeiro lugar foi um prazer enorme poder pedalar, brincar e beber uns copos com todos voz.
Começamos esta aventura no Sábado bem cedo pelas 5:30 da manhã saímos de Leiria rumo a Moimenta da Beira cheios de expectativa em relação ao grande passeio que se adivinhava.
O dia estava fresco mas com o sol a começar a despontar e pelas 9h da manhã o pelotão já estava pronto a pedalar, e assim iniciamos o nosso passeio pelas terras do Demo.
Para aperitivo subimos ao parque éolico da Serra de Leomil (aprox. 978 mtls alt.) onde pudemos vislumbrar a magnifica paisagem de Moimenta e arredores.
Após uma breve paragem para as fotografias iniciámos uma série de descidas algumas a exigirem redobrada atenção  mas a fazerem subir os níveis de adrenalina.
Após esta serie de descidas passámos novamente perto de Moimenta onde fizemos uma pequena paragem junte de um pomar onde podemos provar umas deliciosas maças.
Continuando no nosso ritmo calmo e descontraído (Também não dá para mais!) la fomos andando por esta bonita zona, passando por algumas aldeias pitorescas onde alem da beleza natural e arquitétónica reina um silêncio que me agrada bastante.
Terminado o passeio era hora de nos dirigirmos ao Peso da Régua para visitar as caves de vinho da Quinta do Valado onde realizámos uma prova de Vinhos.
Para terminar este grande dia fomos jantar (Jantar?? Mais parecia um banquete da realeza) ao restaurante "A Pousada" onde fomos extraordináriamente bem recebidos pela Linda, Carlos e Marco um bem haja para eles e muita sorte neste projecto.
Dia 2.. com mais km mas muito mais rolante iniciámos o dia com a subida ao santuário Senhora da Lapa onde com +- 25 km fizemos a primeira paragem... e que paragem, foi queijo,presunto e depois quem é que queria pedalar......
De seguida rumámos em bom ritmo a uma zona também ela muito bonita, a Barragem do Vilar onde tirámos algumas fotos muito bonitas.
Da barragem do Vilar até Moimenta teríamos pelo caminho de efectuar a subida do dia ou se quiserem a subida do fim de semana, foram 9 kms em alcatrão que começaram a fazer alguma moça, mas melhor ou pior toda a gente a fez com muito boa disposição.
Um grande fim de semana e uma grande estreia da Associação Trilhos Simples.