segunda-feira, 12 de julho de 2010

Travessia Fátima-Salinas Rio Maior-Fátima

Sábado 3 de Julho de 2010

Mais uma grande travessia de Btt.
Compareceram á partida eu o Alex o Ro"t"olfo o Nelson, Danilo, Miguel e Marcio.
Saímos de Fátima por volta das 6:30 em direcção a Minde pelos caminhos de Fátima/Santiago, onde desfrutamos do cafézinho para aquecer o osso do peito.
Rumámos em direcção a Mira de Aire com passagem por um dos sítios mais bonitos do dia, o Polge de Minde, muito bonito, rolámos largos minutos debaixo de uma cúpula natural em arbusto feita pela mãe natureza.
Chegados a Mira de Aire andámos um pouco pelo alcatrão até ao corte para Alvados, até aqui o pessoal ia muito bem disposto, foi sempre a descer!!!
Rapidamente e por uns trilhos "descobertos" e "testados" pelo Alexandre, lá chegámos a novo abastecimento em  Porto de Mós.
Aproximavas-se a primeira grande subida do dia, o alto da Serra dos Candeeiros junto às antenas.
Todos cumpriram com maior ou menor esforço esta subida que tinha muitas zonas técnicas com bastante pedra.
Depois desta subida começamos a rolar no topo da montanha até chegar-mos a um dos sítios míticos desta travessia... o Arco da Memória.
Feita a foto da praxe lá seguimos em direcção às salinas de Rio Maior passando pelo sempre imponente parque éolico.
Nas salinas de Rio Maior decidimos parar para almoçar.
Recarregadas as baterias decidimos regressar por estrada até Porto de Mós, pois os kms já se começavam a notar nas pernas.
Com algum esforço lá chegamos a Porto de Mós, digo algum esforço porque apesar de rolarmos em estrada, apanhámos muito vento de frente demolidor...
Na zona de Porto de Mós a paragem obrigatória é na "TI MARIA DOS QUEIJOS", mas desta vez nada de doideiras, foi só mesmo para tomar um refresco... estou a falar a verdade!!
Depois desta breve paragem era hora do regresso a casa e que regresso.. de Porto de Mós até Fátima é sempre, sempre a subir, era a ultima subida do dia.
Passámos por algumas aldeias das quais destaco o "Homem da Morada" e "Pia do Urso" e assim chegámos felizes e contentes a Fátima, onde podemos jantar e apreciar 3 belas garrafas de vinho e claro não podia faltar o copo de abafado para terminar.
Assim que me for possível, vou publicar algumas fotos.
Da minha parte foi um prazer enorme passar este dia convosco, até breve.

1 comentário: