quinta-feira, 30 de setembro de 2010

" VINHO DOS MORTOS "

No meu passeio turístico por Montalegre e como sempre que vou para algum sitio com historia, compro sempre algumas recordações.
Desta vez optei por comprar uma garrafa de vinho para a minha garrafeira, o nome desse bom vinho é um bocado macabro mas digo-vos uma coisa é realmente bom.
O vinho dos mortos teve o seu inicio em Boticas (Povoação perto de Montalegre) mais concretamente até ao ano de 1808, quando os franceses invadiram a região, o povo, com medo que lhes pilhassem os bens, escondeu o que conseguiu, o vinho foi enterrado no chão das adegas, debaixo das pipas e dos lagares.
Mais tarde, quando recuperaram os bens que restaram e ao desenterrarem o vinho, julgaram-no estragado.
Porem descobriram que estava muito mais saboroso , pois tinha adquirido propriedades novas. Era um vinho com graduação de 10º/11º, palhete, apaladado e com algum gás natural, que lhe adveio de se ter produzido uma fermentação no escuro e a temperatura constante. Por ter sido enterrado ficou a designar-se "Vinho dos Mortos" e passou a utilizar-se esta técnica, descoberta ocasionalmente, para melhor o conservar e optimizar a sua qualidade.
Assim nasceu a tradição de enterrar o vinho e  hoje são já poucos os agricultores que mantêm viva esta tradição o que o torna um vinho raro e precioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário